Sem a realização de novos concursos PM MG e chamadas de aprovados, a Polícia Militar de Minas Gerais, acumula um déficit de 16.000 agentes. Apenas em 2019, a vacância foi de 1.465 servidores, ao passo que só 36 ingressaram na corporação.
Para reverter essa situação, o comandante geral da PM MG, coronel Giovanne Gomes da Silva, informou que a recomposição do quadro de servidores está na pauta do governo. Segundo o coronel, há previsão de abertura de um novo concurso PM MG em 2020.
Além disso, novas turmas de formação de policiais deverão se iniciar nos meses de fevereiro e maio de 2020. Nesse caso, os candidatos aprovados no último concurso serão convocados. As informações foram passadas em uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Outro tema levantado com o comandante da Polícia Militar foi a recomposição salarial. O coronel Gomes da Silva, relatou que até o dia 18 de novembro, o governo do Estado irá apresentar o anteprojeto de lei contendo os percentuais, datas e valores da recomposição salarial dos PMs.
No mês de janeiro deste ano, o comandante da PM MG suspendeu os concursos para soldados, em cumprimento à decisão do presidente da Câmara de Orçamento e Finanças (COF). Segundo consta no documento, a suspensão é válida até 2020.
Para o certame com 1.560 vagas de soldados, o início do Curso de Formação das unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que estava marcado para o dia 11 de fevereiro de 2019, foi alterado para o dia 11 de fevereiro de 2020.